O diferente e inusitado – Sul do Chile (saia do comum, vá para região Araucania)

  • 0

O diferente e inusitado – Sul do Chile (saia do comum, vá para região Araucania)

Por causa da nossa vontade de esquiar, acabamos conhecendo um lugar simplesmente fantástico do Chile: a região de Araucania, próximos a região dos lagos chilenos e que vale a pena voltar em todas as estações do ano.

Para quem gosta de natureza, tem todos os tipos de diversões: cavalgadas, trilhas a pé ou de bicicleta, pistas de esqui, piscinas terrmais (água termal), andar de caiaque em lagos. Visuais lindos de montanhas, florestas, lagos e vulcões, rios e cachoeiras.Tudo isso juntando um povo acolhedor e simpático.

trilhas-bike-araucania-curacautin

Esta região não tem diversão noturna, nem grandes restaurantes (só pequenos e nada demais) e a maioria das hospedagens são em estilo cabanas. Por sinal, ficamos na Cabañas Las Tinajas da Marcela ( entre Curacautin e Malacahuello), uma senhora muito simpática que faz tudo para agradar, fizemos a reserva pela airbnb. A Marcela tem 4 cabanas para locação com serviço de camareira e quando você chega a casa está quente com 2 lareiras acesas e as tinas de madeira estilo ofurô quentes te esperando! Simplesmente fantástico! Cabana espaçosa com 2 quartos. O único defeito é a falta de internet, mas isso é um problema em toda a região, principalmente se estiver nevando.

lonquimay-esquiar-corralco

Faz parte do imaginário do inverno uma cabana como esta em que ficamos! Com certeza matamos a nossa vontade. Todas as noites, depois de esquiar, relaxávamos nas tinas, no deck da cabana, observando as estrelas com a temperatura externa em torno de 5 a 10 graus e a água a 38 graus. Ficamos 3 noites, mas poderia ficar uma semana!

cabanas-tinajas-curacautin-corralco

A estrada que passa por Curacautin, Malalcahuello , Corralco, Lonquimay, é muito antiga e liga o Chile a Argentina, por ali também passava o trem que está desativado a 30 anos. O interessante é que transformaram parte do trecho em pista de ciclismo, isto significa pedalar em trechos sem muitas subidas e descidas, passando por antigas pontes e túneis, entre montanhas, ao lado de rios e cachoeiras. Tem um túnel de 4,5km de extensão que transformaram em um túnel para carro (só passa um sentido por vez) e paga-se pedágio para atravessá-lo. O mais interessante deste túnel é que parece que você sai de um planeta e chega em outro (tipo túnel do tempo) pois os climas dos 2 lados da montanha são totalmente diferentes, ficamos extasiados. Do lado argentino, logo após a fronteira, a Villa Pehuenia e seu lago, é muito frequentado na época do verão.

regiao-araucania-curacautin-lonquimay

aguas-termais-sul-do-chile-curacautin-lonquimay

Leia mais dicas sobre o Chile nos posts abaixo:

O que fazer em Santiago, onde comer
Como é esquiar em Centro de esqui de Corralco no Chile.
Metrô x táxi x carro em Santiago do Chile
Como ir para o sul do Chile a partir Santiago?
Internet em Santiago e no Chile
Lado negro do Chile
Voando de LAN para Santiago do Chile
Que período é certo que poderei esquiar em Santiago do Chile?


Leave a Reply