Como ir do litoral do mar Andaman (Phuket, Krabi e Koh Phi Phi) para o Golfo da Tailândia (Koh Tao, Koh Samui e Koh Phangan)

• 0

No quinto dia em Krabi, acordamos bem cedo, tomamos o café às 6hs, saímos para fazer nosso translado, já contratado enquanto estávamos em Krabi, com uma van particular para o Golfo da Tailândia. Saímos cedo pois, caso acontecesse algum imprevisto não nos atrasaríamos para pegar o catamarã no porto de Chumphon. Quando chegamos compramos as passagens do speed ferry (catamarã mais rápido da região). As estradas são boas, sem buracos, quase toda duplicada, o translado foi tranquilo.

O catamarã sai às 13hs, chegamos às 12hs no píer, lanchamos o mínimo possível, só bolacha de água e sal e pouca água, pois quanto mais comer e beber, mais chances terá de ficar enjoado e vomitar. Deixamos para comer em Koh Tao.

chumphon-pier-golfo-tailandia-saida-koh-tao

• Pier de Chumphon no Golfo da Tailândia

Ao estudar e planejar ao longo de 3 meses esta viagem, tinha dúvidas em como conseguir fazer os translados de chegada e saída para Koh Tao, exatamente por ser uma ilha distante e sem aeroporto. O difícil é fazer num mesmo dia sem precisar dormir em nenhum outro lugar. Na época a empresa Lomprayah não tinha tantas opções de horários e translados. Felizmente hoje pode-se fazer tudo através deles. Mas mesmo assim, acho que foi uma boa decisão ir até Chumphon (o outro porto é em Suratthani), pois fizemos na ida o trajeto mais rápido de speed ferry, apenas 45 minutos. Mesmo assim, ficamos enjoados e a Sofia quase vomitou por 3 vezes.

O speed ferry merece um capítulo a parte, pois é impressionante a pontualidade e como tudo acaba dando certo. Veja no site a quantidade de horários e trajetos que ele faz. É o catamarã mais rápido do golfo da Tailândia e comporta de 240 a 350 pessoas. Como ele para em mais de uma ilha, é dado um adesivo colorido para os turistas e cada cor representa aonde você irá parar. As malas recebem as mesmas etiquetas e são jogadas todas no deck. Quando chegar a sua ilha, fique antenado (é falado o nome da ilha nos auto-falantes), saia do catamarã e lá no deck espere as suas malas. Dará tudo certo!

lomprayah-ferry-boat-koh-tao-tailandia-como-chegar

lomprayah-ferry-boat-koh-tao-tailandia

• Lomprayah, ferry boat de Chumphon a Koh Tao e depois Surat Thany (aeroporto)

Para sair de Koh Tao, comprei um pacote completo de translado direto com a empresa aérea Nokair, onde estava incluído nossa passagem no catamarã e o translado de ônibus entre o píer e o aeroporto, mais o avião, é claro. Com certeza foi a melhor opção, pois qualquer coisa que desse errado (e não deu!) seria responsabilidade deles e eles teriam que me colocar em outro voo.