Como funciona as coisas em San Andrés e ilha de Providência. História e cultura.

  • 0

Como funciona as coisas em San Andrés e ilha de Providência. História e cultura.

San Andres é uma ilha com 12km de comprimento. Em toda a ilha tem em torno de 90000 habitantes, o que é relativamente bastante pessoas para uma ilha pequena que não tem fonte de água potável além da chuva. Já Providência e Santa Catalina, que está a 72km de distância, tem apenas 5500 habitantes e apesar de ter uma área parecida com San Andres. Chega-se a Providência por meio de pequenos aviões que saem de San Andrés diariamente (leia mais aqui). A ilha de Providência é um destino eco-turístico onde parte de sua área pertence ao parque ecológico Old Providence e Mc Bean Lagoon. Eu diria que podemos comparar com Fernando de Noronha, apesar de achar Fernando de Noronha melhor, mais bem cuidada e com mais coisas para fazer.

san-andres-passeio-barco-ilha-johnny-cay-praia

Nas ilhas você se sente seguro, você vê guardas circulando e o governo colombiano cuida e revista tudo na entrada a procura de drogas ilícitas. O centro da cidade (fora da zona dos free shops e do calçadão) é meio caótico (são 90.000 habitantes, mais os turistas) é motos para todos os lados, mas é nessa região que estão os supermercados grandes. O melhor meio de transporte são os carros de golfes chamados de mule (mais lento) ou Kawasaki (mais rápido).

san-andres-passeio-mule-west-view-la-piscinita

Uma coisa interessante é que os moradores que nasceram nestas 2 ilhas não se sentem colombianos (estão muito longe do país continental) e preferem falar em inglês. Eles falam também o inglês crioulo estilo Jamaica, que é um inglês onde se comem muitas palavras, falando rápido, mas é claro que todo mundo fala também em espanhol.

As pessoas usam como meio de transporte principal a moto. Recentemente o governo está investindo um pouco mais nestas 2 ilhas devido a uma crise com a Nicarágua onde o governo cedeu parte do mar para este outro país (Nicarágua) poder fazer junto com os chineses um grande canal para concorrer com o do Panamá. Os nativos não se acham colombianos e gostariam ter a sua independência.

San Andres é um grande free shop estilo duty free, sem impostos, por isso, acabamos fazendo algumas compras. Na loja Riviera compramos cremes e perfumes. Em outras lojas compramos também 2 malas, whisky, biquíni, blusa com proteção UV para o sol para as crianças e pé de pato.

san-andres-passeio-barco-ilhas-praia

Em algumas praias, encontramos muito capim marinho deixando a praia com a aparência de mais “suja”, mas isso não acontece sempre. A explicação é que ao redor da ilha tem, em diversos pontos, este tipo de vegetação no fundo do mar (que as tartarugas adoram). Este capim cresce 1 cm por dia e quando chega a 40cm ele se desprende e morre, acabando muitas vezes na praia. Mas não se preocupe, pois muitas praias são limpas diariamente!

A falta de fonte de água potável nas ilhas é o maior problema hoje.

A moeda é o peso colombiano, mas o dólar também é aceito.

san-andres-passeio-barco-acuario-mar-sete-cores

san-andres-praia-san-luis-ilha-policiais-seguranca

centro-de-san-andres-colombia

Leia mais sobre San Andres e ilha de Providência nos links abaixo:


Leave a Reply